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Qual a melhor hora do dia para treinar?

22/10/2015

 

Dúvida comum entre muitas pessoas que frequentam academia: treinar pela manhã, tarde ou

 

noite?  Afinal, qual é a melhor hora do dia para praticar atividades físicas?

 

Apesar de o assunto ser muito debatido, até o momento não há comprovação de que exista um

 

melhor horário para os treinos. Logo, a escolha do momento ideal para a prática de exercícios

 

físicos varia de pessoa para pessoa. 

 

Na hora de optar pelo horário mais adequado, é preciso levar em conta alguns fatores como

 

disposição, disponibilidade e localização. Há também vantagens e desvantagens de cada

 

período, que podem pesar na escolha. Confira quais são elas aqui:

 

Manhã

 

Treinar pela manhã acelera o organismo e desperta o corpo. A prática contribui para que as

 

pessoas sitam-se mais dispostas para o trabalho e outras tarefas diárias. Essa é uma boa

 

opção para quem não tem compromissos profissionais (ou acadêmicos) muito cedo.

 

Além disso, é preciso levar em consideração que pela manhã a temperatura é mais amena e,

 

portanto, mais agradável para a prática de exercícios. Outra vantagem se deve ao fato de que 

 

após uma boa noite de sono o corpo estará mais relaxado, o que pode resultar em um

 

rendimento muito melhor.

 

Em contrapartida, se você não gosta de matinar, não dormiu bem na noite anterior ou foi se

 

deitar muito tarde, o ritmo do treino pode ser prejudicado. Além disso, em razão das longas

 

horas sem comer ou ingerir líquidos, pela manhã o corpo não está hidratado ou nutrido o

 

suficiente para o exercício. Portanto, tomar café da manhã pelo menos uma hora antes do

 

treino é essencial.

 

Tarde

 

Esse é o momento ideal para quem frequenta uma academia próxima de onde trabalha ou

 

estuda e pode ir treinar na hora do almoço. Quem tem a possibilidade de praticar exercícios à

 

tarde também tem a vantagem de ter mais energia e, como a temperature é mais alta, o corpo

 

está mais aquecido. Tudo isso contribui para uma boa performance e é vantajoso para quem

 

vai fazer um treino anaeróbico, como a musculação. 

 

No entanto, se a sua intenção é queimar gordura, o mais indicado são os exercícios aeróbicos.

 

O rendimento dessas atividades geralmente é melhor em temperaturas mais agradáveis, do

 

contrário a prática pode provocar fadiga. Portanto, o período da tarde pode não ser o melhor

 

para esse tipo de treino, especialmente se for realizado ao ar livre.

 

Fim da tarde e noite

 

Passar na academia na volta do trabalho ou sair para correr no fim do dia pode ser revigorante

 

depois de um dia cansativo. É nesse horário também que as academias estão mais

 

movimentadas, o que é um incentivo extra, afinal, com tanta gente malhando ao seu redor,

 

você vai se sentir motivado a fazer o mesmo.

 

Assim como pela manhã, nos fins de tarde a temperatura do ambiente geralmente é mais

 

amena, o que contribui para um treino agradável. Malhar à noite é também receita indicada

 

para aqueles com problemas para dormir. Mas, atenção, atividades físicas liberam o hormônio

 

da endorfina que é estimulante e causa euforia. Se você sofre de insônia, treinar pouco antes

 

da hora de dormir pode ter o efeito inverso e arruinar sua noite.

 

Conclusão?

 

Seja manhã, tarde ou noite, cada um terá um horário mais apropriado para treinar. Para obter

 

os resultados desejados, também é importante praticar exercícios regularmente e fazer um

 

bom alongamento antes de começar o treino, para evitar contusões, e depois dele, para avisar

 

ao corpo que é hora de desacelerar.

 

Qual seu horário preferido para prática de exercícios físicos? Deixe aqui seus comentários.

 

Queremos conhecer sua opinião!

 

 

 

 

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