Limiar 2 © | 2015 

ENDEREÇO

MAPA

Carrinho0

Dicas de alimentação para perder peso

25/10/2015

A maioria das pessoas que praticam atividade física regularmente procuram mais do que prazer, satisfação e bem estar: elas procuram também a manutenção e controle do peso corpóreo. A atividade física é o maior aliado da alimentação correta para quem quer obter um corpo saudável e bonito. Confira abaixo algumas dicas para você que treina semanalmente com o objetivo de perder alguns quilos.

Iniciar uma reeducação alimentar

A primeira orientação para qualquer pessoa que esteja procurando começar uma atividade física para auxiliar o controle de peso é iniciar também uma reeducação alimentar. Infelizmente (ou felizmente) é muito mais difícil controlar o peso sem controlar a vontade de comer, isto porque para emagrecer é necessário que o organismo alcance um défict calórico diário, que resulte em queima do excesso de peso estocado no corpo. Para conseguir alcançar este défict calórico é preciso, portanto, ingerir menos calorias e gastar mais. Isto seria simples, se o fato de iniciar atividades físicas frequentes não aumentasse a vontade de comer. Exercitar dá fome, e isto não é um mito, portanto a reeducação alimentar, com auxílio de um nutricionista, pode auxiliar no fornecimento correto de alimentos, mantendo a ingestão calórica inferior ao gasto energético, e saciando o apetite aumentado pela atividade física.

Aumentar a quantidade de salada no prato

Os vegetais, legumes e folhas são as principais fontes de fibras alimentares na dieta do homem. A fibra, além de ter papel regulador no trato gastrointestinal, no controle glicêmico e do colesterol, também apresenta uma importante característica para quem quer perder peso: aumentar a saciedade. Isto acontece porque as fibras não são digeridas pelo organismo humano e ocupam, durante uma refeição, um espaço do estômago, diminuindo o que pode ser completado por outros alimentos – ou seja, acaba-se comendo menos do que o habitual. Comendo em menor quantidade, você vai ingerir menos calorias e perder peso, e tudo isto sem passar fome ou fazer sacrifícios na hora das refeições.

Nunca se esquecer do carboidrato pré-treino

O carboidrato é o grande vilão da maioria das pessoas com excesso de peso ou sobrepeso, ou até mesmo daquelas que querem perder alguns quilinhos. Isto porque ele é a fonte mais importante de energia e calorias para o organismo. O problema é que a retirada do carboidrato da dieta pode fazer com que o corpo produza energia de uma maneira não tão eficiente, e não tão saudável, e isto prejudica, especialmente, a performance durante um treino. Além disto há uma ditado nutricional que diz que “a gordura queima numa chama de carboidratos”. Esta máxima quer dizer que sem comer carboidrato num período pré atividade física você não estará queimando aquela gordurinha localizada indesejada, e sim massa magra (ou seja, os músculos). Isto acontece porque um dos compostos do ciclo de Krebs (que é uma função da mitocôndria para produzir energia) para a queima da gordura é proveniente do carboidrato. Sem este composto o ciclo usa outros meios para produzir energia e acaba usando os músculos para este fim. Portanto, sempre antes de treinar, é importante se alimentar com algum carboidrato leve e de fácil digestão, para manter seu estoque de energia cheio, garantir uma performance satisfatória e queimar gordura da maneira correta.

As dicas acima são só algumas simples maneiras de aumentar a eficiência da sua prática física para controle do peso. Para orientações mais individualizadas e específicas para seu perfil alimentar e corporal procure sempre um nutricionista.

 

Para mais dicas de como manter a saúde em dia, fique ligado no blog da Limiar2!

Please reload

DESTAQUE

Se exercite com responsabilidade: conheça a Avaliação Física

April 22, 2016

1/10
Please reload

ARQUIVO
Please reload

TAGS
BUSCA