Limiar 2 © | 2015 

ENDEREÇO

MAPA

Carrinho0

Qual a melhor hora do dia para treinar?

12/11/2015

 

Dúvida comum entre muitas pessoas que frequentam academia: treinar pela manhã, tarde ou noite?  Afinal, qual é a melhor hora do dia para praticar atividades físicas?

Apesar de o assunto ser muito debatido, até o momento não há comprovação de que exista um melhor horário para os treinos. Logo, a escolha do momento ideal para a prática de exercícios físicos varia de pessoa para pessoa. 

Na hora de optar pelo horário mais adequado, é preciso levar em conta alguns fatores como disposição, disponibilidade e localização. Há também vantagens e desvantagens de cada período, que podem pesar na escolha. Confira quais são elas aqui:

 

Manhã

Treinar pela manhã acelera o organismo e desperta o corpo. A prática contribui para que as pessoas sitam-se mais dispostas para o trabalho e outras tarefas diárias. Essa é uma boa opção para quem não tem compromissos profissionais (ou acadêmicos) muito cedo.

Além disso, é preciso levar em consideração que pela manhã a temperatura é mais amena e, portanto, mais agradável para a prática de exercícios. Outra vantagem se deve ao fato de que  após uma boa noite de sono o corpo estará mais relaxado, o que pode resultar em um rendimento muito melhor.

Em contrapartida, se você não gosta de matinar, não dormiu bem na noite anterior ou foi se deitar muito tarde, o ritmo do treino pode ser prejudicado. Além disso, em razão das longas horas sem comer ou ingerir líquidos, pela manhã o corpo não está hidratado ou nutrido o suficiente para o exercício. Portanto, tomar café da manhã pelo menos uma hora antes do treino é essencial.

 

Tarde

Esse é o momento ideal para quem frequenta uma academia próxima de onde trabalha ou estuda e pode ir treinar na hora do almoço. Quem tem a possibilidade de praticar exercícios à tarde também tem a vantagem de ter mais energia e, como a temperature é mais alta, o corpo está mais aquecido. Tudo isso contribui para uma boa performance e é vantajoso para quem vai fazer um treino anaeróbico, como a musculação. 

No entanto, se a sua intenção é queimar gordura, o mais indicado são os exercícios aeróbicos. O rendimento dessas atividades geralmente é melhor em temperaturas mais agradáveis, do contrário a prática pode provocar fadiga. Portanto, o período da tarde pode não ser o melhor para esse tipo de treino, especialmente se for realizado ao ar livre.

 

Fim da tarde e noite

Passar na academia na volta do trabalho ou sair para correr no fim do dia pode ser revigorante depois de um dia cansativo. É nesse horário também que as academias estão mais movimentadas, o que é um incentivo extra, afinal, com tanta gente malhando ao seu redor, você vai se sentir motivado a fazer o mesmo.

Assim como pela manhã, nos fins de tarde a temperatura do ambiente geralmente é mais amena, o que contribui para um treino agradável. Malhar à noite é também receita indicada para aqueles com problemas para dormir. Mas, atenção, atividades físicas liberam o hormônio da endorfina que é estimulante e causa euforia. Se você sofre de insônia, treinar pouco antes da hora de dormir pode ter o efeito inverso e arruinar sua noite.

 

Conclusão?

Seja manhã, tarde ou noite, cada um terá um horário mais apropriado para treinar. Para obter os resultados desejados, também é importante praticar exercícios regularmente e fazer um bom alongamento antes de começar o treino, para evitar contusões, e depois dele, para avisar ao corpo que é hora de desacelerar.

Qual seu horário preferido para prática de exercícios físicos? Deixe aqui seus comentários. Queremos conhecer sua opinião!

Please reload

DESTAQUE

Se exercite com responsabilidade: conheça a Avaliação Física

April 22, 2016

1/10
Please reload

ARQUIVO
Please reload

TAGS
BUSCA