Limiar 2 © | 2015 

ENDEREÇO

MAPA

Carrinho0

Série Hormônios GH

01/02/2016

GH (growth hormone).

 

O GH, ou hormônio do crescimento , é fabricado pela glândula hipófise, localizada no cérebro, e é o principal responsável pelo desenvolvimento de todo ser humano durante primeiros anos de vida e na adolescência.

Entretanto, na fase adulta ele também é muito importante para o desempenho de funções metabólicas e anabólicas, como a manutenção da massa muscular, da densidade óssea e pela queima da gordura.

Seus benefícios vão muito além: esse hormônio ajuda a prevenir doenças cardíacas e está diretamente ligado a sensação de bem-estar, ideal para evitar a depressão. Ele também colabora com o controle do colesterol.

Contudo, a partir dos 30 anos, a produção dessa substância cai consideravelmente. As principais causas são sedentarismo, tabagismo, má alimentação e sono inadequado. O câncer e problemas genéticos na hipófise também causam diminuição na produção de GH.

Entretanto, existem tratamentos de reposição hormonal para controlar os níveis desse hormônio em nosso organismo. Contudo, eles devem ser feitos com acompanhamento médico para evitar os efeitos colaterais. Na maioria dos casos, a dieta, a prática regular de exercícios físicos e os hábitos saudáveis são suficientes para regular a produção de GH.

 

Fique ligado na série Hormônios. 

Nas próximas semanas falaremos sobre Cortisol e Endorfina.

Please reload

DESTAQUE

Se exercite com responsabilidade: conheça a Avaliação Física

April 22, 2016

1/10
Please reload

ARQUIVO
Please reload

TAGS
BUSCA