Limiar 2 © | 2015 

ENDEREÇO

MAPA

Carrinho0

Série Hormônios

08/02/2016

Cortisol

 

é o hormônio que controla nosso biorritmo e está diretamente ligado ao estresse. Produzido pelas glândulas supra-renais, está substância também tem efeito anti-inflamatório e colabora com nosso sistema imunológico.

Quando estamos em estado de alerta, nosso corpo aumenta a produção de cortisol para estimular o funcionamento do cérebro e contornarmos aquela situação complicada. Entretanto, quando esse estado é prolongado de forma nociva - por pressões no trabalho, excesso de cobranças ou de responsabilidades - o cortisol é fabricado em quantidades exageradas, provocando um desequilíbrio químico em nosso organismo.

O aumento descomedido de cortisol coloca nosso corpo em alerta permanente.

Isso ocasiona o 'baixo cortisol', que não permite descanso ao organismo. Ele leva à insônia, depressão, fadiga crônica, dores e fibromialgia, elevando os riscos de enfartes e derrames.

Além disso, quando estamos em repouso absoluto ou em situações de tranquilidade essa produção se estabiliza, ocasionando picos do hormônio. É por isso que raramente você sente o efeito daquele cafezinho logo cedo ou ao fim da tarde. Caso isso esteja ocorrendo com você, procure um médico para tratar os sintomas e estabilizar seu metabolismo.

 

Continue aproveitando nossos textos e semana que vem falaremos sobre a Endorfina.

Please reload

DESTAQUE

Se exercite com responsabilidade: conheça a Avaliação Física

April 22, 2016

1/10
Please reload

ARQUIVO
Please reload

TAGS
BUSCA